O mais elevado Propósito


O Homem nasceu para se tornar real e um. Ele nasce assim, mas é somente uma pequena semente que pode ou não crescer e chegar a ser uma árvore com frutos. Para que a semente cresça é necessária uma luta entre o real e o aparente, entre o natural e o artificial, entre o Eu Real e os múltiplos eus da personalidade.
Na verdade, essa luta se dá no tabuleiro da vida, em retângulos alternados de luz e trevas, onde os anjos da luz e das trevas se encontram e apresentam suas armas e poderes.
O conflito entre a luz e as trevas é inevitável e necessário: há água pura e também, contaminada, ar puro e impuro, terra fértil e infértil, sol e escuridão, alimento bom e nocivo, alegria e tristeza, a preservadora e a destruidora, o homem virtuoso e o vicioso, o Criador e o destruidor, a sabedoria e a ignorância, o amor e o ódio, a vida eterna e a morte, o trabalho e a preguiça, a paz e o desassossego. De fato, o negativo é apenas a falta do positivo, a ausência da Lei.
Porém, o mundo torna o aparente, o irreal em coisas perceptíveis e destrutivas. Mesmo que um homem conheça e siga a Lei, será atingido pela ausência dela ou uma de suas deformações. Não podemos evoluir inconscientemente, automaticamente. É necessário exercer a vontade e a consciência porque não se pode subir a montanha sem esforço. A resistência a evolução é múltipla, enganadora, hipnótica.
Nosso ser, nosso Eu, cresce e se re-conhece e re-encontra nesse campo de batalha. Não podemos não agir – estamos obrigados a ação. Voluntariamente e conscientemente somos convidados a escolher mover as peças brancas, os poderes da Luz. Quando somos ignorantes e negligentes, usamos as peças negras, os poderes das trevas e assim nos ferimos e contribuímos para o mal – é o Xadrez da vida!
Mesmo agindo pela Lei, corretamente, não podemos evitar ser envolvidos pelas consequências do mal circundante. O nível de crescimento, de evolução interior, precisa das dificuldades como obstáculos como estímulos. Ademais, somos obrigados a respirar, comer, dormir, movimentar, defecar, para manter a vida. Estamos sob muitas leis e segui-las nos deixa prontos para lidar com as dificuldades do mundo. Se falhamos nos cuidados naturais, estaremos incapazes de enfrentar os desafios externos. Essas duas categorias de obstáculos são inevitáveis e necessárias para nos tornarmos indivíduos, seres conscientes, únicos.
O ambiente, as regras e os poderes a nossa disposição não podem ser evitados ou rejeitados. É necessário conhecer e usar com inteligência tudo o que nos chega. Nascemos em um lugar, época, de certos pais, e isso é assim e, nossa condição humana, nos determina outras regras e obrigações. A rebeldia, revolta, negação, não ajudam.
Não é, portanto, nossa tarefa e propósito mudar o mundo, mas a transformação de si mesmo, internamente. Se fomos dotados de uma certa natureza, num mundo determinado, sobre o quê não tivemos escolha, igualmente, não temos poder para mudar nossa condição natural, nosso ambiente, nossa época, nossos pais, e todo o resto. O alvo não está fora, obviamente, mas dentro. Voltar nossas forças para mudar o que recebemos, como uma atitude de rebeldia e ignorância, impedirá o crescimento interior e criará dificuldades também para nossos semelhantes. Temos obstáculos, mas não precisamos sofrer por eles se compreendemos nossa condição e propósito.
“O ser atrai a vida”! O que somos, em essência, determina nossa vida. Para mudar o destino é necessária uma transformação, que pode ser para melhor ou pior, e essa mudança é interior e não exterior. Quando uma pessoa evolui interiormente e se eleva no nível de ser, atrai novos acontecimentos, novas influências, mais benéficas. Aquilo que aconteceria, na sua própria vida, nesse mesmo momento, num nível mais baixo de ser, não lhe atingem mais.
A ilusão de que se pode mudar a vida através de poderes materiais, sem compreender, ou compreendendo menos, mas com influência e poder material, engana porque há efeitos aparentes que logo são revertidos e novas influências mais negativas se apresentam – são atraídas!
Acidentes, inimigos, doenças, relações ruins, perdas, e mais um milhão de acontecimentos negativos externos e um número ainda maior de prejuízos internos (psíquicos e morais), ocorrem em sequência , inevitavelmente. A ação caótica, brutal, ilícita, porque é contra as leis cósmicas e naturais, geram efeitos negativos incontornáveis.
Somente um crescimento real do conhecimento e do ser pode mudar, realmente, o destino – trazer uma nova vida.
Conhecer e ser são necessários para evoluir.
Não somente fomos criados, mas o meio em que vivemos. Ou seja, há determinação absoluta, leis, regras. Por exemplo, a vida que se apresenta a cada um de nós em sua manifestação como tempo, energias, espaço e matéria são determinantes. Se um homem desconhece as leis e não as segue, gera o mal, se as conhece e segue, gera o bem para o mundo e para si mesmo – ele evolui. É necessário dizer, enfatizar, que nosso propósito, por outro lado, não é mudar o mundo, o que é literalmente impossível, mas a nós mesmos. A vida não é, portanto, um fim em si mesma, mas um meio para um fim maior, invisível, mas real!
Como no Xadrez, somos obrigados a mover as peças do jogo segundo uma ordem, num tempo e pelas leis de cada uma delas – as peças, os poderes a nossa disposição, são determinadas por sua própria natureza. Como na vida não podemos usar a água, como usamos o ar, o ar como o sol, a Sabedoria, como o Amor. Cada uma dessas forças e elementos tem suas características. Se usamos o ódio no lugar do Amor, a ignorância no lugar da Sabedoria, a água contaminada no lugar da água pura, igualmente, nos penalizaremos. Seus movimentos e poderes são prefixados pela sua própria natureza. A Ordem Cósmica é a melhor de todas as coisas! E na condição humana podemos usa-la conscientemente.

3 comentários sobre “O mais elevado Propósito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s