É importante se dar conta de que a ciência não prova ou nega teorias. A ciência refina nossa visão, ou compreensão, do que chamamos realidade.
Quando falamos de “saúde” é necessário levar em conta que além dos fatores genéticos, estruturais, que a saúde é inseparável do meio que a suporta. Portanto, os fatores comportamentais e ambientais podem ser favoráveis ou desfavoráveis. E é sobre eles que devemos aplicar a ciência da saúde mais do que tudo – não há como devolver e manter altos níveis de saúde e bem estar sem ENSINAR saúde.
As raízes biológicas humanas são essenciais para uma filosofia e ciência da saúde, o que tem sido solenemente desconsiderado pela medicina oficial. Todas as suas ações (da medicina) são uma prova indiscutível de que desprezam as leis naturais sobre as quais se apoia a saúde e a própria vida.
A medicina oficial é um sistema empírico-experimental e a Higiene Natural é um sistema racional apoiado rigorosamente nas premissas biológicas.
Todas as ações da verdadeira ciência da saúde não são nenhum “tratamento para doenças”, não são um sistema de terapêuticas. Tudo o que fazemos e preconizamos são ações racionais para o saudável tanto quanto para o enfermo e, nossas orientações não substituem um estilo de vida saudável.